Duquesa solidifica seu R&B sensual e honesto em EP de estreia “Sinto Muito”


A cantora baiana Duquesa sente muito e de forma muito intensa. Essa é a fórmula para a composição de seu EP de estreia, o honesto, sensual e emotivo “Sinto Muito”, já disponível nas plataformas digitais. Lançado nessa sexta-feira (11), o projeto é o principal lançamento da artista pela produtora Boogie Naipe, a mesma de Racionais MC’s e Mano Brown.
   
Expressivo, o EP é completo com a voz aveludada de Duquesa, que destrincha de peito aberto suas composições nas seis faixas que compõem o projeto, explorando suas emoções e também suas experiências como mulher preta. Acompanhando os singles “Carta pra Mim Mesma” e “Duas da Manhã”, as faixas inéditas são “Não Há”, com Chris MC, “Escolhe”, “2000” e a faixa título “Sinto Muito”, todas compostas completamente pela artista.

Procurando criar um projeto “100% eu” e livre de qualquer culpa, “Sinto Muito” vem para que Duquesa faça as pazes consigo mesma e sua característica de sentir tudo de forma ardente. Após muito autoconhecimento e reunião de suas referências, o EP nasce como um encontro entre a Duquesa de verdade e tudo com que ela realmente se identifica.

“Tudo o que eu sinto é muito ardente. Se estiver empenhada demais numa coisa, seja um relacionamento ou uma amizade, eu vou ser muito intensa. Então, costumo dizer que eu realmente sinto muito”, enfatiza Duquesa.

Continuando: “Não posso ser outra pessoa, tenho que ser eu. Esse EP precisava ser 100% eu. Foi muito importante ter tido o tempo de me encontrar e ver coisas com as quais realmente me identifico”.

Duquesa conta um pouco sobre cada uma das faixas em seu projeto de estreia.

“Carta pra Mim Mesma”, produzida por Bvga e Toledo, é a faixa que melhor dá o tom do processo criativo do trabalho, que conta com a direção visual do selo CeGê. “Nesse projeto me apresento enquanto Jeysa, no meu íntimo e vida pessoal, e logo apresento a Duquesa em ‘Duas da Manhã’, com uma construção e persona totalmente diferente”, explica a artista a respeito das dualidades que atravessam o EP. 
   
A faixa “Não Há”, com uma participação do cantor mineiro Chris MC e produção de Planta Beats e Marcelo de Lamare, evidencia seu lado romântico e suas ambições amorosas, com versos que ditam sobre a construção de uma relação afro-centrada. "Sempre admirei a forma como o Chris se comunica em suas músicas, como ele consegue ser muito aberto, intimista e sincero. Assim, surgiu a ideia de nos juntarmos nessa música, que versa sobre as fragilidades e as sensibilidades do amor preto”, pontua Duquesa.

Enquanto “Duas da Manhã”, produzida por Moyses Martins, e “Escolhe”, com produção de Planta Beats, apresentam um beat mais sensual, demonstrando confiança para explorar esta outra faceta, a canção “2000”, também produzida por Planta Beats, dá lugar para um som mais leve, utilizando vocais calmos e elementos que destacam a composição. Esta faixa ainda carrega um trecho adaptado da música “21 Questions”, do rapper norte-americano 50 Cent. 
   
As ondas que delineiam o EP passam por diferentes relações de Duquesa, sejam elas frustradas ou não, em um mix de sonoridades que partem do R&B. “Quis trazer referências como vocais de gospel, instrumentos diferentes e elementos que fizessem toda a diferença dentro do projeto. Acredito que a brincadeira com os interlúdios marcam bem o tom”, sinaliza Duquesa, que aponta Frank Ocean, Steve Lacy e SZA como principais referências.

A faixa-título “Sinto Muito”, produzida por Moyses Martins, completa o projeto, que firma Duquesa como uma figura promissora da nova cena R&B nacional. Trata-se do ponto de encontro da artista com a faixa “Diz”, que marcou o início da sua carreira, passeando por outros ritmos, como o trap e o rap. “Assim como em ‘Diz’, sendo essa faixa um aquecimento para entenderem o que eu queria fazer, em ‘Sinto Muito’ é como uma ‘parte 2’ desse sentimento. Tudo isso para mostrar a versatilidade e ideias”, conclui a artista.

Os Mais Visitados