Com chances de concorre ao Oscar, filme baiano “Deserto Particular”, é premiado em Festival de Veneza e tem cenas em Juazeiro-Ba


O filme brasileiro “Deserto Particular”, o mais novo filme do diretor baiano Aly Muritiba ("Ferrugem") venceu no mês passado o prêmio do público da Mostra Venice Days, no “Festival de Veneza 2021”. Inspirada na Quinzena dos Realizadores de Cannes, a seção contempla obras mais autorais e seus prêmios são determinados pelo público do festival. Ovacionado após sua exibição no evento, o longa ainda arrebanhou elogios na imprensa internacional e chegou a estampar uma capa especial da resvita americana “Variety”.

Com tamanha visibilidade a produção, que foi ambientada entre Curitiba e o sertão baiano, tem chances de representar o Brasil no Oscar 2022. “Qualquer cinéfilo e admirador do cinema, que se torna um realizador de cinema, sonha, em algum momento, em concorrer ao Oscar. Faz parte do nosso imaginário”, comentou Aly Muritiba a Veja

"Fazer um filme de amor, em um tempo tão turbulento, trazê-lo para um dos maiores festivais do mundo e atingir o coração da audiência, é algo muito especial. E é também uma pequena prova de que no fim o amor sempre vence! E isso não é só nos filmes, o amor sempre vence na vida real e o amor vencerá inclusive na nossa história política", disse o diretor Aly Muritiba, em comunicado emitido direto do festival italiano.


O filme ainda será exibido em outros festivais internacionais, o que deve aumentar sua popularidade. Se passar pelo crivo da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisual, que elege o filme representante do Brasil na disputa pelo Oscar, a produção, em seguida, será avaliada pela Academia de Hollywood, lado a lado com os longas indicados por outros países. Que por fim, cinco títulos disputarão a estatueta de melhor filme internacional da premiação.

"Deserto Particular" lida com aquilo que o diretor chama de "os afetos masculinos no Brasil contemporâneo" e traz Antônio Saboia ("Bacurau") como protagonista, no papel de um policial curitibano.

O longa tem cenas aqui em Juazeiro-Ba, como em Sobradinho e Casa Nova. Além disso, temos a participação do ator juazeirense Deviles Sena.

O filme será lançado no Brasil pela Pandora, que ainda não divulgou previsão de estreia.
 

Os Mais Visitados