Marcia Novo, Davis Assayag e Márcia Siqueira se juntam no dia dos Povos Indígenas para “Tarumã, Baré, Manaó”


Os artistas Marcia Novo, David Assayag e Márcia Siqueira, destaques na cena musical amazonense, se juntam para comemorar o dia dos Povos Indígenas com o single “Tarumã, Baré, Manaó”. Lançada na quarta-feira, 19 de abril, a nova faixa conta a história dos três povos originários que habitavam a região da atual cidade de Manaus pré-colonização.
   
“Ouçam a voz da história / A verdade / Manaus é terra indígena”, iniciam os artistas, traçando a narrativa indígena da região: “Eram três os povos que aqui habitavam / Tarumã, Baré, Manaó / Filhos da terra, filhos do mato / Os filhos dos deuses, tornados escravos”.

"Eu tenho um sentimento de gratidão por estar cantando a nossa ancestralidade, a natureza, a vida, no meio da floresta com os povos originários, é muito significativo pra mim", comenta Siqueira em relação à nova faixa.

A letra, composta pela artista e ativista indígena Yra Tikuna, é baseada no artigo científico do Prof. José Ribamar Bessa, que narra a história de Manaus e dos povos indígenas que nela habitavam e que foram brutalmente dizimados pelos colonizadores. “Tarumã, Baré, Manaó” serve como uma homenagem aos povos originários da região.

"Manaus é terra indígena, e essa música é um registro importante e bonito disso pra todos nós", afirma Tikuna sobre esse projeto.

Marcia Novo acrescenta: "Percebo que sabemos muito sobre a história de outros lugares e deixamos de conhecer a nossa própria história. Essa música narra um pouco da história de Manaus, a grande "civilização de palha". Somos Tarumã, Baré, Manao e essa música é pra nunca deixar esquecer".

O ritmo segue o som característico de Marcia Novo, o Eletroboi, mesclando o gênero Boi Bumbá, nascido na região Norte para o festival de mesmo nome, com batidas eletrônicas - trazendo modernidade e originalidade.

Essa nova faixa faz parte de um grande projeto em comemoração da data tão especial, honrando a história dos povos indígenas que sofreram com a colonização - especialmente na região amazônica.

"A gente já está nesse processo há mais de 30 anos com Festival Folclórico de Parintins, cantando rituais e lendas indígenas, e pra mim esse projeto é muito importante para a valorização dos povos indígenas do Brasil e estou tendo o privilégio em fazer parte desse projeto ao lado da Marcia Novo, Yra Tikuna e Márcia Siqueira que já são referências musicais aqui na região", afirma o cantor David Assayag.
 

Os Mais Visitados