Carnaval de Salvador permanece no mesmo circuito Barra/Ondina


Não foi dessa vez. Depois de muitas especulações sobre a possibilidade de transferência do circuito Dodô para a Boca do Rio/ Patamares, a prefeitura decidiu que não há mais tempo hábil para fazer a mudança e, em 2023, a festa continuará no trajeto Barra/ Ondina. Artistas já tinham se manifestado contra a alteração, e empresários e foliões comemoram a decisão anunciada nesta sexta-feira (19).

O projeto elaborado pelo Conselho Municipal do Carnaval de Salvador (Comcar), entidade que reúne os agentes envolvido com a folia, foi apresentado ao prefeito Bruno Reis (União Brasil) na quinta-feira (18). O gestor afirmou que à primeira vista a mudança trará benefícios para a festa, mas disse que precisa de mais tempo para fazer uma análise detalhada da matéria.

“Ao conversar com nossa equipe ontem [quinta-feira], diante da magnitude do projeto e análise que precisa ser feita, não há como dar uma posição se é viável e se dá para colocar todos os serviços: saúde, segurança, toda estrutura montada pela Saltur [Empresa Salvador Turismo], sem uma análise mais profunda. Por mais que corrêssemos, não tinha como dar uma resposta com segurança em menos de um mês”, explicou.

A manutenção da folia na Barra em 2023 não significa que a discussão acabou. Bruno Reis lembrou que no próximo ano haverá uma nova configuração do Comcar e que essa pauta pode voltar a discussão. “Esse novo circuito vai surgir a partir da nova orla que vamos construir na Boca do Rio, obra que homologamos hoje. A partir daí o segmento que realiza o carnaval pode fazer essa discussão ao longo de 2023”, afirmou.

Questionado se o posicionamento de artistas contrários a mudança influenciou na decisão, Bruno disse que “a opinião de todos contribuiu, mas a principal motivação é a falta de tempo tendo em vista que já está em curso a comercialização dos produtos, como blocos e camarotes”. O gestor prometeu mais investimentos para fortalecer os circuitos Osmar (Campo Grande), Batatinha (Centro Histórico) e o carnaval nos bairros.

Os Mais Visitados