“The Masked Singer”, reality de famosos mascarados que chega ao Brasil, comandado por Ivete Sangalo


A primeira temporada do reality musical The Masked Singer nos EUA começou em janeiro de 2019 e atraiu mais de 9 milhões de espectadores na sua estreia. O instantâneo sucesso chegou ao seu apogeu no dia 2 de fevereiro de 2020, quando ele acabou sendo assistido por mais de 23 milhões de pessoas. Era a estreia da terceira temporada, logo depois do Super Bowl. Com isso, estava sacramentada a permanência da atração na grade da Fox duas vezes por ano. Atualmente, The Masked Singer está na metade de seu quinto ano, com um sexto no gatilho para estrear entre setembro e outubro.

A versão americana, contudo, não é a criadora do formato. Apesar de a Fox ter dado uma identidade visual forte para o programa, ele é licenciado do original coreano King of Mask Singer. Na versão coreana, o formato é praticamente o mesmo, mas os competidores não usam figurinos tão complexos como nos EUA. Foi vendo as reações dos espectadores num restaurante, enquanto assistiam o programa, que o CEO da Smart Dog Media, Craig Plestis, decidiu que os EUA teriam seus próprios cantores mascarados. Em 2018, a Endemol, então, deu início ao que acabou se tornando uma das atrações mais vistas da Fox Channel.

Era natural, então, que logo o Brasil também tivesse seu próprio time de celebridades disfarçadas. O “The Masked Singer Brasil” estreia ocupando a faixa de realities da terça-feira. A cada semana, um grupo de celebridades mascaradas se apresentam, enquanto os jurados tentam desvendar quem eles são. Os dois menos votados se enfrentam num duelo e aquele que não for escolhido pelos jurados tira a máscara, revelando sua identidade. Como era de se esperar em se tratando de mais uma produção do núcleo do diretor Boninho, os nomes envolvidos no painel de jurados e na apresentação foram “pescados” de outras atrações comandadas por ele.


Ivete Sangalo foi escolhida para apresentar a atração. Na coletiva de lançamento do programa, o diretor Marcelo Amyki apontou a presença dela como um dos diferenciais da versão brasileira. Ivete tem experiência como jurada do The Voice Brasil, além de ser conhecida por seu despojamento e humor. Segundo ela, o convite veio ainda antes da pandemia e ela aceitou com a condição de que não soubesse quem eram os participantes: “Nas outras versões o apresentador sabe quem são os cantores. Foi uma escolha minha não saber. Eu queria ter a mesma expectativa dos jurados”. Além de Ivete, Camilla de Lucas (ex-BBB) acompanha os bastidores e o mistério sobre quem são os participantes.

No painel de jurados temos Taís Araújo, Rodrigo Lombardi, Simone (da dupla com Simaria) e Eduardo Sterblitch. “A nossa reação é engraçada também”, disse Eduardo a respeito das revelações das celebridades que participam do programa. “Não tem peso na eliminação, é uma diversão, é um jogo em conjunto, é como brincar de mímica em casa, com a família”, completou Taís. Dentro da dinâmica da atração, as celebridades convidadas são disfarçadas com fantasias que além de estarem ligadas ao folclore e à cultura brasileira, dão pequenas pistas de quem elas podem ser. Contudo, Marcelo Amyki garante: “Tentamos anular os trejeitos dos participantes. Eles fizeram aulas de dança, canto, houve um apoio para quem não tinha intimidade com o palco. Mas, tudo sempre no mais absoluto sigilo. Eles ficam o tempo todo escondidos”.

Depois de duas temporadas o The Masked Singer EUA tomou a decisão de não usar mais plateia, inserindo-a digitalmente na edição. A medida foi usada durante a pandemia por outros programas, mas acabou se tornando uma opção confortável para essas produções, sobretudo no que diz respeito ao sigilo envolvido. Segundo o diretor Marcelo Amyki, no The Masked Singer Brasil a plateia é retirada do palco antes de todas as revelações de identidade. Toda a engrenagem para manter em segredo a lista de nomes que estará por trás da fantasia também veio importada da Endemol e tem funcionado até agora. A versão americana já enfrenta um cansaço e a retirada de máscaras tem frustrado os espectadores. Resta saber quem estará por trás do disfarce na versão brasileira. Para a audiência – e como os próprios jurados disseram na coletiva – o potencial de diversão mútua é imenso. The Masked Singer Brasil chega até a Globo amanhã, terça-feira, dia 10 de Agosto, logo após a novela das 21h.

 
 Fonte: Omelete

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