Usuários Premium do Spotify terão acesso exclusivo de duas semanas em álbuns da gravadora Universal Music

O Spotify, que é a maior plataforma de streaming de música do mundo atualmente, anunciou nesta terça-feira (4) um novo acordo de licenciamento junto à Universal Music Group, que visa a nova maneira de distribuição de álbum na plataforma. Agora usuários gratuitos terão que esperar duas semanas para poder ouvir um álbum completo na integra da gravadora, assim os assinantes Premium serão os únicos que terá essa exclusividade durante duas semanas antes da liberação para todos os outros usuários.

De início o acordo vale apenas para artistas com vinculo a Universal Music, dentre eles estão Ivete Sangalo, Adelem Lady Gagam coldplay, Maroon 5, Caetano Veloso, Kanye West e com isso o Spotify poderá ter os álbuns da cantora Taylor Swift que faz parte da gravadora. Como lembra a "Pitchfork", a discussão vem desde que Taylor Swift decidiu, em 2013, tirar seu catálogo do serviço de streaming por não concordar com a política de serviços gratuitos.

Essa notícia de que os assinantes da plataforma teriam uma exclusividade já vinha sendo comentada desde março, quando o contrato com a gravadora estava prestes a expirar. A decisão vai na contramão do que o serviço de streaming sempre pregou, contudo, faz parte da redução de gastos, pois a companhia deve pagar menos pela reprodução das faixas, e muitos acreditam que isso possa facilitar a abertura de capital do Spotify na bolsa de valores.

“Sabemos que nem todo álbum deve ser tratado da mesma maneira e estamos trabalhando arduamente junto à UMG para desenvolver uma nova política de lançamento, mais flexível”, disse Daniel Ek, CEO da empresa Spotify. "A partir de hoje, artistas da Universal podem escolher lançar novos álbuns no serviço premium por até duas semanas, oferecendo aos assinantes uma chance de explorar, com antecedência, o trabalho criativo completo, enquanto singles estarão disponíveis no Spotify para todos os nossos ouvintes curtirem".

Obs: Warner Music e Sony Music devem fechar contratos semelhantes

Os Mais Visitados