EXPOVALE JUAZEIRO 2022 TRAZ INOVAÇÕES E ATRAI EXPOSITORES DE TODO BRASIL


A Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (Expovale)/ 2022 vai acontecer no período de 20 a 25 de setembro na Orla II de Juazeiro. Em sua 13ª edição, a Feira, que conta com o apoio da Prefeitura de Juazeiro, traz inúmeras novidades e conseguiu, em menos de 24h, reservar mais de 80% das baias que serão disponibilizadas para exposição durante o evento. A abertura do evento está marcada paras as 19h da terça-feira (20).

Entre as várias novidades desta edição, estão: a chancela e participação das maiores associações nacionais de criadores de caprinos e ovinos do país (ABC Boer, ABCDorper, ABCC, ACOOBA, ABSI, ARCO, entre outras); a realização da II Festa Baiana do Anglo-nubiano; a I Festa baiana do Boer e a realização de um campeonato exclusivo intitulado ‘Copa Independência’, um circuito que será iniciado em Campo Formoso e será finalizado na Expovale de Juazeiro com entrega de premiações e troféus.


“O grande diferencial da Expovale Juazeiro é o volume de exposição de animais com alto nível de qualidade, ela está entre as principais do Brasil, além de ser considerada a maior dedicada a caprinos e ovinos. Na semana passada abrimos a reserva das baias para exposição e em menos de 24h foram reservadas cerca de 80%, com solicitações de produtores de todo Brasil”, destaca um dos organizadores da Expovale, Uatani Laercio, acrescentando que a Feira que sempre acontecia em maio este ano acontece em setembro, devido à pandemia, “mas no próximo ano volta a sua data original”, explica Uatani Laércio.

De acordo com a prefeita Suzana Ramos, o agronegócio regional é uma das grandes riquezas de Juazeiro, o que torna o setor prioridade da gestão municipal. “Eventos com a grandiosidade da Expovale aquecem e incentivam o setor regional, além de atrair destaque para os nossos produtores. Nos colocamos à disposição para a realização desse evento que com certeza vai superar todas as expectativas de organização e comercialização”, afirma Suzana Ramos.

Quase todos os espaços disponíveis foram reservados, somando mais de 220 expositores, além das áreas institucionais disponibilizadas para entidades e parceiros. A montagem da estrutura começou na semana passada e está prestes a ser concluída, para começar a receber os animais que irão participar da exposição.

“Iniciamos a montagem da estrutura no início da semana passada, estamos com cerca de 90% do parque de exposições pronto e nesta segunda-feira deveremos concluir”, destaca um dos organizadores do evento, Uatani Laercio, acrescentando que além da montagem da estrutura a equipe também está focada “na logística de recebimento dos animais, dos árbitros responsáveis pelo julgamento, inscrições dos animais que vão participar das competições, entre outras demandas”, acrescenta Uatani.

Além da chancela e participação das maiores associações nacionais de criadores de caprinos e ovinos do país: ABCBoer, ABCDorper, ABCC, ACOOBA, ABSI, ARCO, entre outras, o evento terá os julgamentos ranqueados pela ABCDorper.

Na Expovale as baias são gratuitas e as reservas foram feitas por ordem de chegada. Ou seja, os primeiros a adquirirem suas baias tiveram o direito da escolha do local. A data base para julgamento será 20 de setembro e José Raphael Borba foi escalado como jurado das raças Dorper e White Dorper.

Até o dia 25 de setembro a expectativa dos organizadores do evento é receber cerca de 30 mil visitantes de diversas partes do país, para conferir os diversos atrativos da exposição, dentre eles: a Festa Baiana do Anglo-nubiano, I Festa Baiana do Boer, ‘Copa Independência’, Leilão Expovale Berro Show, cursos, palestras, julgamentos, torneio leiteiro, feira de produtos, atrações artísticas, praça de alimentação e muitas outras atividades. A programação completa da Expovale 2022 pode ser conferida abaixo.


Segundo um dos organizadores da Expovale, Uatani Laércio, a programação das festas e copa estão inseridas na programação de competição dos torneios e julgamentos. “A II Festa Baiana do Anglo-nubiano e a I Festa Baiana do Boer são momentos de confraternização, através de espaços de discussões de temas voltados para as raças entre os produtores e suas respectivas associações”, pontua.

“Já a Copa Independência é um campeonato exclusivo de relevância nacional que estará acontecendo pela primeira vez no Brasil. Serão premiados os melhores criadores/expositores e animais de cada raça. Estaremos também aumentando a pontuação do animal e do produtor no ranking anual de melhor criador/expositor e animal do Brasil. Serão R$ 60 mil em premiação somando os três eventos”, complementa Laércio.



Os Mais Visitados