Petrolina sediará primeiro festival gastronômico "UMBUPANCS" (Master Chef do Vale)


Quando fiquei sabendo já achei que ia rolar Master Chef Vale do São Francisco rsrsrsrsrsrs mais infelizmente ainda não chegamos nisso.

Bem, na realidade Petrolina sediará o primeiro festival gastronômico especializado em frutos e produtos da caatinga, o “UMBUPANCS”, que acontecerá de 2 a 5 de abril. Na programação, estão previstas degustações de pratos típicos do semiárido e dos vinhos do Vale do São Francisco, além de aulas shows, palestras, apresentações artísticas, seminário gastronômico e um jantar magno no Restaurante Flor de Mandacaru. (Já quero está presente)

O festival, que tem o apoio do Sebrae e do Senac, começa às 17h do domingo (2) na Praça 21 de Setembro com uma feira para mostra da cultura regional, incluindo artesanato e apresentações artísticas. Na segunda (3) e terça-feira (4), o público poderá conferir, a partir das 14h, uma série de aulas shows no auditório do Senac, com nomes expressivos da gastronomia nordestina.

A coordenação do festival UMBUPANCS já confirmou as participações de chefs de cozinha e professores bastante conhecidos pela atuação e valorização da culinária regional, a exemplo de Paulo Machado e Moacir Sobral, que além de aulas show vão ministrar palestras sobre os temas ‘Valorização da comida brasileira’ e ‘A cozinha nordestina revisitada’. O público também poderá conferir as apresentações dos chefs e professores Robson Trindade, Clodomiro Tavares e João Barreto.

Na quarta-feira (5), o evento será encerrado às 19h com um Jantar Magno no Restaurante Flor de Mandacaru, onde serão servidas iguarias com produtos do bioma Caatinga.

O festival é uma realização do restaurante Flor de Mandacaru e Café de Bule, tendo como coordenadoras dessa primeira edição do festival gastronômico UMBUPANCS as chefs de cozinha Jucilene Melo e Geórgia Romero. De acordo com Jucilene, o objetivo do evento é promover a diversidade gastronômica originária do semiárido, a exemplo do umbu, queijo de cabra, peixes do Rio São Francisco e outras plantas não convencionais (Pancs) a exemplo da coroa de frade, mandacaru e a palma. “O festival ressalta a importância desses produtos, buscando integrar os diversos aspectos sociais, econômicos e ambientais”, completou acrescentando ainda que será publicado um livro com receitas criadas durante evento.

A gerente da unidade de negócio do Sebrae, Edneide Libório, está bastante otimista com a iniciativa e pontua que o festival trará oportunidades para vários setores da economia da região, “Os empresários do segmento de restaurantes e bares terão a oportunidade de conhecer novas técnicas, diversificando seus cardápios e fortalecendo a gastronomia regional”, afirma.

As inscrições para o seminário gastronômico custam R$ 50,00 e já podem ser feitas no Sebrae e no Senac, em Petrolina. A participação no jantar magno será mediante reserva antecipada através dos contatos: (87) 99975-1101 ou 98817-3890. Maiores informações sobre o festival é só ligar para (87) 3983-7600 e 2101-8902 / 8904.

*Matéria baseada na publicação de Edenevaldo Alves e Assis Ramalho


Os Mais Visitados