27ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada - FENAGRI


De 11 a 14 de julho, acontecerá na área externa (no estacionamento) do Jua Garden Shopping, a 27ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada (FENAGRI), organizada pela Prefeitura Municipal e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro – ACIAJ.

A FENAGRI é Considerada a maior feira de fruticultura irrigada da América Latina, é certamente a maior vitrine para a promoção e realização de negócios, transferência de tecnologias e a divulgação, em todo o mundo, das potencialidades do Vale do São Francisco.

Sob o ‘Cultivando Sabores e Valores do Vale’, a feira irá evidenciar a economia solidária, vitivinicultura, o agro e enoturismo, agroindústria, agricultura familiar, caprinovinocultura, psicultura, apicultura, pesquisas e as novas possibilidades deste polo de desenvolvimento socioeconômico que é vanguarda no agronegócio frutícola internacional.

O evento apresenta uma programação vasta e diversificada com a realização da Rodada de Negócios, Minicursos, Seminários, Feira de Negócios da Economia Solidária/Agricultura Familiar, Visitas Técnicas e a Mostra de Produtos e Serviços em uma bem estruturada área de exposições. A feira reunirá produtores rurais, empresários, pesquisadores e estudantes do Brasil e de alguns países convidados. Entre as instituições parceiras, constam também a Embrapa, IRPAA, SENAR, Codevasf, Sebrae, Uneb, Univasf, IF-Sertão, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Moscamed.

Entre os temas mais aguardados, constam a ‘Convivência com o Semiárido: Uma reflexão’, ministrado pelo professor Ph.D. Manoel Abílio de Queiroz, às 9h da quinta-feira (12), no Centro de Excelência do SENAR; o ‘Tratamento Alternativo de Água na Zona Rural’, com o palestrante Joselito Menezes, a partir das 10h20, também no SENAR; e o minicurso ‘Bactérias pectinolíticas: sintomatologia, isolamento seletivo e manejo alternativo’, às 13h30, na UNEB. Também na quinta, às 9h, a Assembleia Legislativa da Bahia realiza, no auditório do Juá Garden, uma sessão itinerante da Comissão de Agricultura, onde a população e fruticultores locais serão ouvidos.

Na sexta-feira (13), quando a FENAGRI traz para os visitantes palestras e seminários, como: ‘Novas variedades de manga para o Vale do São Francisco’, às 8h30, no Centro de Excelência do SENAR, com Armando Malul; e ‘Projetos de Infraestrutura – Entrepostos de Abastecimento’, coordenado pelo assessor estratégico, Voldi Silva Alves, e que começa às 14h, também no SENAR. Na UNEB, os portões se abrem, às 8h30, para realizar o minicurso sobre racionalização de recursos hídricos na Olericultura.

Já no Juá Garden, na sexta e sábado (14), o público confere a exposição completa de produtos e serviços, além das feiras de negócios e da agricultura familiar. De acordo com os organizadores, eles esperam superar a feira passada em 2016 que ocorreu em Petrolina, onde teve foi realizado negócios na ordem de R$ 5 milhões, atraindo um público de 50 mil pessoas, que esse ano eles pretendem superar durante os quatro dias.

A Fenagri 2018 também objetiva consolidar o desenvolvimento regional pela promoção, troca de informações e experiências entre empresários, produtores rurais, técnicos, pesquisadores, estudantes, instituições públicas e privadas, exportadores e importadores, fabricantes e revendedores. Tradicionalmente, a feira atrai a atenção de investidores nacionais e estrangeiros, inclusive com a participação confirmada de inúmeras delegações de várias partes do mundo.

O acesso à FENAGRI 2018 será livre, funcionando das 17h às 22h. Normalmente eu gosto de visitar a feira para ter conhecimento do que é produzido aqui na região e até mesmo fazer degustações, sem falar que eles brocam na estrutura e decoração.

Quem quiser vê a programação e se inscrever nos cursos e palestras pode acessar o site da FENAGRI clicando aqui.

Os Mais Visitados