Contador de Histórias comemora seus 12 anos de carreira com novo projeto nas escolas: “Academia Estudantil de Contadores de Histórias”


Nesta quarta-feira (20), foi comemorado o dia Internacional dos Contadores de Histórias, a data foi criada na Suécia, em 1991, para reunir contadores e promover a contação de histórias em todo mundo.

Desde 2012 Willian Fernando, professor e patrono da Academia Brasileira de Contadores de Histórias, incentiva a leitura através das histórias do território do Sertão do Vale do São Francisco formando adolescentes e jovens contadores de histórias. Foi premiado nacionalmente com o troféu Baobá, considerado o Oscar dos contadores de histórias por fortalecer a Arte Litero-Narrativa no Brasil e homenageado na câmara de deputados em Brasília.

Will, como também é conhecido, está com um novo desafio, a implantação de “academias estudantis de contadores de histórias” que visa fortalecer a literatura oral e escrita, promover a leitura literária nas escolas, formar patronos estudantis, guardiões da palavra, e os contadores de histórias. A ideia surgiu na possibilidade de trazer a referência como patrono da ABCH, mas como as devidas adaptações para o público dos estudantes. Que tende a promover momentos lúdicos presentes na leitura, trabalhando os gêneros literários para desenvolver a comunicação e expressão desenvolvendo autonomia.

Atualmente ele é professor de língua portuguesa da Escola Municipal José de Amorim, que fica localizada na Lagoa do Salitre, onde já está desenvolvendo o processo da formação da 1ª academia estudantil do município de Juazeiro/Ba, a 2ª Academia será montada na escola de Tempo Integral CODEFAS Florentina Alves através do EDUCA MAIS e a 3ª será apresentada a uma instituição privada.


"A minha experiência contando os poemas foi ótima! Nunca tinha participado de contação de história, a plateia fazia silêncio, compreendendo o momento da apresentação, fiquei um pouco nervosa no início, mas depois peguei o ritmo e quero participar mais vezes atuando na academia Estudantil. Amei demais! Obrigado professor e toda escola José de Amorim por proporcionar esse momento na escola", relatou a estudante Sthefany Reges 8 ano.

"Fiquei muito ansioso, mas valeu muito apena a participação de hoje com os poemas contados nas salas, uma experiência incrível para melhorar a minha leitura", disse o estudante André Matias.

A contação de histórias possui vários objetivos, desenvolver o gosto pela leitura, socializar, trabalhar a criatividade e a imaginação; desenvolver a linguagem oral, compreender diferentes emoções entre outras contribuições.

As escolas interessadas a saber mais sobre o projeto é só entrar em contato com o professor, que está disponível a compartilhar mais sobre o projeto “Academia Estudantil de Contadores de Histórias”, pode entrar em contato pelo número 74988180638. 

Os Mais Visitados